sábado, 30 de junho de 2012

Telefone de lata

Após a realização da Coleta Seletiva, usamos a imaginação para reutilizar os vários tipos de materiais que separamos.
telefone de lata foi um brinquedo fácil de fazer (usamos duas latas e um pedaço de barbante) e super rápido. Depois batemos altos papos e nos divertimos muito!



Confeccionar brinquedos com sucata é uma ótima maneira de incentivar a criatividade da criança. Brincando, construímos conhecimentos, desenvolvemos a oralidade e ainda ajudamos a reduzir a quantidade de lixo que seria lançado ao meio ambiente.

sábado, 23 de junho de 2012

Realizando a coleta seletiva

Os alunos da Educação Infantil já estão acostumados a utilizar sucata na criação de brinquedos, jogos, etc. Mas no mês de junho, sob influência da Rio+20, nossas atividades começaram com o recolhimento e a separação dos materiais de acordo com sua matéria-prima (Coleta Seletiva).
Porém, antes da reciclagem os materiais que coletamos serão reutilizados de diversas formas.







quarta-feira, 13 de junho de 2012

O dia em que a Terra escureceu

Esse é o livro que estamos trabalhando no mês de junho:

Triste com a forma como os homens tratavam o meio ambiente, o Sol resolveu ir embora. A Terra ficou numa escuridão danada! Desesperadas, as pessoas tentaram algumas soluções, mas sem sucesso. Foi preciso uma assembléia de planetas para que o Sol pensasse a respeito de sua volta.


O tema não podia ter surgido em melhor contexto. No dia 05 desse mês foi comemorado o Dia do Meio Ambiente, e hoje teve início a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável).

Várias questões ambientais estão sendo abordadas nas aulas da Educação Infantil. Para ilustrar, assistimos o Especial da Turma da Mônica "Um plano para salvar o planeta".


E como uma atitude vale mais do que mil palavras, os pequeninos colocarão em prática tudo o que aprenderam e serão exemplos para muitos adultos por aí! Aguardem!!! 


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Peixinhos criativos

Segundo Sylvia Orthof, se a Sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.
Inspirados nesta parte do livro, os alunos da Educação Infantil confeccionaram peixinhos bem criativos que servem tanto para brincar quanto para decorar nossa sala de aula.

Na turma EI-22 fizemos os peixinhos usando cartelas de ovos, tinta guache e EVA.
Depois espetamos palitos de churrasco em uma garrafa pet para pendurar os peixinhos.



Na turma EI-31, usamos pratinhos de papelão, tinta guache e recortes de papel colorido.
Montamos um cartaz com o tema "fundo do mar" e colamos os peixinhos nele.



É difícil dizer qual deles ficou mais lindo!