quarta-feira, 30 de abril de 2014

Aquarela

Quem nunca fechou os olhos e começou a imaginar ouvindo a música "Aquarela" do Toquinho? Quem nunca se emocionou com essa canção?

Chegou a vez das crianças da Pré-escola I mergulharem no mundo da imaginação, das cores e das formas e, através do faz-de-conta, criarem as suas próprias representações do mundo em que vivemos para construírem novos aprendizados. 
A música nos inspirou em atividades que contemplaram diferentes áreas do conhecimento. Vejam algumas delas:

- Arte com aquarela 
As crianças experimentaram a sensação de pintar com pincel e uma aquarela construída por nós mesmos com caixas de ovos. De forma espontânea e criativa, cada um criou sua arte em uma tela feita de pratinho descartável.




- Pintura espelhada 
As crianças usaram cola colorida para fazer um desenho em um dos lados do papel, depois dobramos a folha ao meio, colocando o desenho feito com a cola em contato com a parte em branco. Os resultados foram variados e surpreendentes, e ainda pudemos brincar de adivinhar que imagens se formaram.




- Dobradura: Barquinhos de papel
Usando folhas de revistas, as crianças construíram um barquinho de papel seguindo passo a passo as orientações da professora. O trabalho com dobraduras, além de muito divertido, permite aprimorar a coordenação motora das crianças. Com os nossos barquinhos prontos, pudemos "navegar" por todos os oceanos que vemos no mapa e passear entre países e continentes diferentes.




- Registro de números/quantidades com o contorno das mãos
Quando as crianças começam a contar, é comum contar com o apoio dos dedinhos. As crianças da turma 24 utilizaram as suas mãozinhas para construir um cartaz com a representação das quantidades e dos numerais de 1 a 10. 




- Construções com Tangram
A partir das sete peças que constituem este quebra-cabeça chinês, as crianças foram desafiadas a construir alguns objetos que são mencionados na música a partir de um modelo. Além do conhecimento das formas geométricas, a atividade requer atenção, observação e raciocínio lógico. Os pequeninos toparam o desafio e se saíram muito bem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário